Veja a importância de ter água limpa

A Importância da Limpeza de Caixas D’água 


A qualidade da água consumida nos lares influência diretamente na saúde da população.Desentupimento de Aguas Pluviais Curitiba

Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas, 5 mil crianças morrem por dia, no mundo, devido a diarreia, doença provocada, em grande parte, por ingestão de água contaminada.

No Brasil, cerca de 60% dos internos em hospitais públicos são vítimas de doenças de veiculação hídrica, segundo um estudo da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Faculdade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), doenças decorrentes da falta de tratamento adequado da água, como diarréia, a cólera e a esquistossomose mataram, em 1998, 10.844 pessoas, quase 30 brasileiros por dia.

 

Responsabilidades do Consumidor

Depois que a água passa por modernos processos de tratamento, ela é distribuída à população totalmente livre de impurezas.

Ao chegar à casa do cliente, a água tem outro local de armazenamento: a caixa d´água. Esta deve ser lavada a cada seis meses e precisa ser mantida bem tampada, para que nenhum bicho ou sujeira entre nela.

Esses cuidados são imprescindíveis, já que a responsabilidade da companhia de água e esgoto é garantir a qualidade da água distribuída até as ligações.

Daí em diante, a responsabilidade passa para o consumidor. Por isso, é importante que cada caixa d´água esteja tão limpa quanto a água da companhia de água e esgoto, para evitar a incidência de doenças.

Atenção: quando a caixa d´água for subterrânea, é indispensável observar se ela tem proteção contra a água de enxurrada. Ainda assim, ela deverá ser lavada periodicamente.