Home / Dicas / A presença de hidróxido de sódio em alguns produtos domésticos

A presença de hidróxido de sódio em alguns produtos domésticos

O produto químico é conhecido por ser uma das bases mais fortes no reino da química. Embora o hidróxido de sódio químico seja mais bem visto em plantas industriais ou laboratórios químicos, ele é incorporado em tantos produtos que dificilmente é visto em casa. Muitos materiais que você encontra todos os dias contêm o produto químico ou o usam durante o processo de fabricação. É comumente chamado de soda cáustica ou soda cáustica e é um dos produtos químicos mais corrosivos e perigosos do planeta. No entanto, é usado na fabricação de detergentes, rayon e papel. É também um ingrediente de muitos produtos de Desentupidora Curitiba fortes e é usado no refino de petróleo. Um método de fabricação de soda cáustica é passar uma corrente elétrica por uma solução de água e cloreto de sódio – um processo chamado eletrólise que produz a referida base e o cloro.

Os itens domésticos mais comuns com soda cáustica são os limpadores de ralos e fornos, conhecidos como agentes de Desentupidora Curitiba agressivos. Este hidróxido forte é eficaz na remoção de gordura entupida em canos que formam lama desagradável ao longo da drenagem. Ele amolece e dissolve a gordura. Esta propriedade de uma base forte para dissolver gorduras o torna um encanador eficaz. No entanto, por ser uma base forte, cria grandes quantidades de calor ao se dissolver em água. Embora esse calor seja eficaz para acelerar o processo de Desentupidora Curitiba em canos entupidos, pode ser perigoso para a pessoa exposta. Às vezes, pode ser gerado calor suficiente para formar um vapor quente de vapor d’água e fumaça alcalina. Isso é perigoso porque resulta em irritação nos olhos que pode levar a algum grau de deficiência visual e irritação do trato respiratório superior. É por isso que sempre devem ser seguidas precauções ao usar líquidos de Desentupidora Curitiba agressivos que contenham álcalis fortes.

Bases fortes como o hidróxido de sódio têm uma natureza corrosiva. Mesmo em concentrações diluídas, a soda cáustica pode reagir com muitas substâncias. Um dos perigos é o contato com a pele. Os hidróxidos fortes causam danos ao tecido da pele após a exposição. Queimaduras e ulceração ocorrem durante os casos graves. No entanto, existem muitas substâncias perigosas em casa além desse álcali. Ter esses produtos químicos perigosos em casa deve vir com prudência. Eles devem ser mantidos bem e usados ​​de acordo com as instruções.

Além dos perigos de bases fortes como soda cáustica ou soda cáustica, vêm os usos extensivos do produto químico. Quando usado apropriadamente, ele serve a muitos propósitos nos quais nenhum outro produto químico pode ser capaz de agir como um substituto.

Um dos usos importantes do álcali é ser um componente da fabricação de sabão. Quando a soda cáustica é misturada à gordura, ocorre uma reação química entre a base e os ácidos graxos. Essa neutralização é mais comumente chamada nas aulas de química de saponificação, uma reação que libera o glicerol dentro das moléculas de ácido graxo interligadas e produz sabão. Esse processo é a mãe de todos os sabonetes e detergentes que você vê no mercado atualmente. Sabão e detergente são os agentes de Desentupidora Curitiba mais comuns usados ​​em residências, escritórios, instalações de saúde, restaurantes e hotéis. A maioria dos sabonetes caseiros é feita com soda cáustica como ingrediente. Observe que o processo de fabricação do sabão libera outro produto químico industrialmente importante que é o glicerol.

A soda cáustica está disponível comercialmente em muitas formas. A soda cáustica pura é um sólido branco, comumente visto como pelotas ou grânulos. Outra forma disponível é a solução saturada de 50 por cento. A forma pura deste composto é extremamente reativa e o manuseio incorreto pode levar a acidentes graves. É por isso que as precauções de armazenamento e uso do produto químico são importantes. Os recipientes usados ​​para armazenar este produto químico devem ser bem fechados. Regulamentações laboratoriais e industriais rígidas exigem o uso de luvas e proteção para os olhos ao manusear o álcali.

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

O reparo de esgoto sem valas é seguro para o seu quintal?

Dicas para escolher os melhores fornecedores de tubos HDPE na Índia

Encanamento entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada pelo motivo deque a Desentupidora Curitiba …

Call Now Button