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Adesão a aulas extracurriculares presenciais chega a 35% em colégios de Curitiba

Vários colégios particulares retomaram as aulas extracurriculares na semana passada e nesta semana após oito meses com as portas fechadas por causa da pandemia de Covid-19. Segundo informações de escolas consultadas pela reportagem do Bem Paraná, a adesão ficou, em média, em 30%, mas alcançou 35% em algumas instituições em Curitiba. Desde o dia 19 de outubro, escolas públicas e privadas do Paraná estão liberadas a retomar atividades extracurriculares presenciais de forma gradativa, de acordo com a Resolução Sesa 1231/2020.

Para a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Estado do Paraná (Sinep), Ester Cristina Pereira Sinepe, o retorno das extracurriculares é um excelente ensaio para a retomada presencial de todas as atividades. “Acredito verdadeiramente que fará toda a diferença. Pois vendo que na Europa as escolas não fecharam com a segunda onda. Poderemos ter a mesma linha de pensamento. Voltar requer todo um movimento diferente e estamos aprendendo com esse retorno lento”, afirma Ester.

Nas unidades da Escola SEB-Dom Bosco em Curitiba, as aulas as atividades extracurriculares presenciais foram retomadas ontem para alunos a partir de 5 anos de idade até o 5º ano do Ensino Fundamental. Estão sendo realizadas atividades esportivas, recreativas e socioemocionais, como o Laboratório de Vida, sempre com foco na ressocialização e adaptação das crianças. Entre os protocolos de segurança está a obrigatoriedade de uso de máscara por parte dos alunos, funcionários e professores.

Neste primeiro momento, a escolas do grupo irá trabalhar com 38% da capacidade de alunos e as aulas ocorrerão duas vezes por semana. Audry Castello Branco, Diretora da Escola SEB Dom Bosco – Unidades Batel e Nova Batel, ressalta que todas as escolas do Grupo SEB contam com a chancela da Consultoria Einstein para os protocolos de segurança sanitária adotados para o retorno às atividades presenciais, e foram certificadas.

Escolas implantam protocolos que incluem cores de máscaras 

Audry Castello Branco, Diretora da Escola SEB Dom Bosco – Unidades Batel e Nova Batel, explica que para que os alunos usem às máscaras de modo correto foi estabelecido um protocolo com cores diferentes para facilitar a fiscalização por parte dos professores. Cada aluno tem que levar três máscaras para a aula. “Sendo que em um primeiro momento, assim quem entram na escola, os alunos devem usar a máscara de cor azul e, às 10 horas, eles devem trocar pela máscara verde e uma terceira, na cor branca, dever ser usada caso ocorra alguma eventualidade”, diz.

A diretora esclarece ainda que é muito importante essa conscientização do papel de cada um neste novo mundo diante dos desafios. “Protocolo de cotidiano escolar para facilitar a supervisão do professor e também trabalhara a conscientização constante das crianças sobre novos comportamentos e atitudes que precisam ser incorporadas neste novo mundo”, afirma.

“Essa volta as atividades, ainda que de forma reduzida, faz muito bem para a comunidade escolar, porque é a forma de estar podendo exercitar tudo que a gente pensou, como manter a escola viva, como a escola contribui para que esse aluno realmente compreenda o que está ocorrendo no nosso cotidiano”, diz Audry.

Além do protocolo das máscaras, a temperatura dos alunos é medida sempre que eles entrarem na escola. O mesmo deve ocorrer com professores e funcionários. Além disso, segundo Audry, dispensers com álcool gel foram distribuídos em pontos estratégicos da escola e do pátio da mesma. O chão da escola também foi demarcado para auxiliar no distanciamento mínimo de acordo com os protocolos internacionais de controle do coronavírus. A respeito a possibilidade de aparecerem casos de Covid-19 na escola, Audry explica que o protocolo trabalhou com ‘bolhas’ que podem facilitar o controle.

O Colégio Atuação também retornou as aulas extras e 30% dos alunos já estão indo presencialmente para escola. A direção da instituição acredita que o um número maior deve aderir ao presencial depois do dia 15 de novembro, porque muitos estavam viajando ou não tinham se programado para o retorno.

No Colégio Positivo, a adesão às atividades extras, que começaram ontem também ficou em 30%, segundo a assessoria de imprensa.  Lá, o retorno foi em formato diferenciado, com foco no reforço das disciplinas e conteúdos de maior dificuldade de cada aluno e na saúde emocional das crianças e adolescentes. O conteúdo regular será mantido no formato on-line e a participação presencial é facultativa.

“O Colégio Positivo investiu mais de R$ 50 milhões em reformas e melhorias para se preparar para receber os estudantes e professores, oferecendo condições para que essa volta seja segura para todos. Além disso, uma campanha de conscientização e informação à comunidade escolar comunica sobre os novos procedimentos de entrada, saída, uso de máscaras, higienização das mãos, entre outras medidas necessárias”, diz texto sobre a volta às aulas.

Em Curitiba os Colégios Maristas abriram suas portas novamente nos dias 21 e 22, com atividades presenciais limitadas a pequenos grupos de alunos e com foco na retomada pedagógica.

Consciência
‘Eu venho preparando meu filho para se preocupar com o outro’, diz mãe
Gissele Caporasso, mãe do Gustavo Caporasso, aluno do 3º ano da Escola Dom Bosco, conta estar tranquila em relação aos cuidados que a escola tomou. Gissele relata ter acreditado que a escola poderia ter esperado mais um pouco. “Afinal já estamos em novembro, mas a partir do momento que a escola fez essa abertura, a criança fica bastante ansiosa”, afirma.

Ela conta que, antes de enviar Gustavo para escola conversou bastante com ele. “Eu venho preparando ele, para ele pensar no outro, para ele perceber o quanto é importante ele estar inserido neste contexto e saber da importância de se preocupar com o outro”, conta.

Gissele ressalta que a escola tem, desde o começo, se mostrada bastante preocupada como os alunos e funcionários. “Eu na verdade tenho medo pelo outro e me questiono se neste feriado, os outros pais não saíram e foram para a praia, por exemplo”, diz. “Mas em relação à escola eu estou bastante tranquila”, finaliza.

Liminar

Justiça deve julgar nesta semana pedido de retomada total
Em paralelo à autorização das aulas extracurriculares presenciais, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) impetrou um mandado de segurança questionando a legalidade de uma Resolução da SESA pedindo que ela assegure que as escolas particulares associadas tenham o direito de disponibilizar aos seus alunos, a possibilidade de uma retomada das aulas curriculares presenciais de maneira gradual, opcional e segura.

A retomada, segundo a entidade, ocorreria dentro dos parâmetros do protocolo de segurança sanitária. O mandado está com o Desembargador Robson Marques Cury, do TJ-PR e deve ser julgada nesta semana. Em decisão liminar recente, o mesmo desembargador, concedeu às escolas particulares de Londrina o direito de retomada das aulas presenciais, em caráter opcional.

Fonte: Post Completo

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