Associação de empresas de ônibus de Campinas (PR) muda cor do site durante Outubro Rosa

Associação de empresas de ônibus de Campinas (PR) muda cor do site durante Outubro Rosa

Portal da Transurc já está na cor rosa. Foto: Reprodução.

Portal também traz vídeo com motoristas falando sobre importância dos cuidados com a saúde feminina

JESSICA MARQUES

A Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) mudou a cor do site oficial para a campanha Outubro Rosa. Além disso, o Facebook e o Instagram da associação também estão com a nova cor.

A mudança é para ressaltar a importância de cuidados com a saúde feminina. Segundo a Transurc, motoristas do sistema também fizeram um vídeo falando sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina.

“As concessionárias de Campinas também vão realizar ações voltadas para as funcionárias, com a divulgação de informativos que reforçam a necessidade delas cuidarem de sua saúde e de fazerem os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. Afinal, Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer de colo do útero”, detalhou a Transurc, em nota.

OUTUBRO ROSA

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) participa do movimento desde 2010, realizando eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Segundo instituto, na projeção 2020/2022, são esperados 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, além de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero.

A entidade indica também que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Por fim, a instituição reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Fonte: Post Completo

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