Home / Dicas / Como funciona uma bomba de esgoto?

Como funciona uma bomba de esgoto?

O que é uma bomba de esgoto?

Uma bomba de esgoto é usada para transferir líquidos e sólidos de esgoto de um lugar para outro. Normalmente, em aplicações residenciais, o esgoto inclui sólidos moles de até 2 “de diâmetro que são bombeados de uma bacia de esgoto para um sistema de esgoto ou fossa séptica. Uma bomba de esgoto é instalada no ponto mais baixo da bacia de esgoto.

Como a bomba fica submersa na maior parte do tempo, também é conhecida como bomba submersível para esgoto. A bomba de esgoto pode ser automática, manual ou modo duplo. Uma bomba de modo duplo contém um plugue piggyback, que permite que a bomba seja usada como manual, em que a bomba ignora o interruptor e é conectada diretamente no soquete ou como automático, em que a bomba é conectada através do interruptor flutuante e funciona somente quando a chave é ativada.

Devido à possibilidade de transbordamento de esgoto, geralmente não é aconselhável usar uma bomba de esgoto manual dentro de uma bacia de esgoto.

As bombas de esgoto são bombas centrífugas, com design especial que permite a passagem de sólidos sem entupir a bomba. Quando a bomba é ligada, o motor começa a girar o impulsor, criando a pressão que empurra a água para o impulsor e vai para o tubo de descarga.

A bomba de esgoto é alimentada por um cabo elétrico de 10-25 Metros. Dependendo do modelo, a tensão pode ser 115, 230, 460 ou 575 volts. O corpo da bomba, que contém um motor e um impulsor, é feito de ferro fundido e é projetado para uso de longo prazo.

Tipos de bombas de esgoto

Bombas de efluentes – bombas de efluentes são as bombas mais usadas em pequenos sistemas no local. Eles são projetados para bombear efluente, o efluente fluindo para fora de uma fossa séptica. Este efluente é um líquido relativamente claro porque os sólidos se desenvolveram na fossa séptica. A bomba de efluente pode bombear níveis mais altos e mais eficientes do que os outros tipos de bombas de esgoto porque essas bombas não precisam lidar com sólidos de esgoto.

Bombas de manuseio de sólidos – essas bombas também são chamadas de bombas ejetoras de esgoto, feitas para bombear esgoto bruto. O esgoto bruto contém muitos sólidos para a maioria das bombas, portanto, apenas as bombas de manuseio de sólidos devem ser usadas onde o esgoto bruto deve ser bombeado.

Bombas trituradoras – uma bomba trituradora é muito parecida com uma bomba de manuseio de sólidos. Ele pode bombear esgoto bruto. A diferença é que a bomba trituradora possui lâminas rotativas, como trituradores de Esgoto que cortam e trituram os sólidos em pequenas partículas antes de o esgoto ser bombeado.

Benefícios das bombas de esgoto

A bomba de esgoto foi projetada para remover o acúmulo de água nos porões e locais de passagem e depositá-la com segurança no sistema de esgoto de uma casa. O funcionamento de uma bomba de depósito é relativamente simples, embora sua instalação seja mais complicada.

Aqui estão os principais benefícios de ter uma bomba de esgoto:

• Evite danos por inundação – quando chuvas fortes provocam uma inundação de água em seu porão, você pode rapidamente ter 15 polegadas de água cobrindo o chão e danificando quase tudo dentro, o que pode ser especialmente devastador se você armazenar itens valiosos no porão. Com uma bomba de depósito em funcionamento, esse desastre pode ser evitado facilmente.

• Reduzir a ameaça de mofo e bolor – A umidade contínua dentro de um porão causada pela água em piscinas estagnadas contribuirá para o crescimento de mofo e bolor. Não apenas são prejudiciais ao material de construção, mas também são problemas de saúde.

• Reduza o risco de incêndio – A água causará um curto-circuito nos eletrodomésticos no porão, como máquinas de lavar, aquecedores de água e sistemas de aquecimento. Portanto, além de arruinar esses valiosos aparelhos, a água também pode criar perigo de incêndio. Uma bomba de depósito impedirá que a água ameace os equipamentos que podem causar incêndios domésticos.

Manutenção e reparos deste dispositivo

• Se um interruptor de circuito de falha de aterramento estiver instalado na tomada ou no painel elétrico, certifique-se de que esteja funcionando. Use o botão de teste na unidade para confirmar a proteção adequada contra falha de aterramento.

• Remova a capa. Existem 3 tipos comuns de tampas, cada um com métodos de remoção ligeiramente diferentes.

• Inspecione o poço para ver se há lodo ou detritos que possam obstruir a bóia ou entupir o impulsor da bomba ou tubo de descarga.

• Certifique-se de que esteja posicionado de forma que a bóia que o liga e desliga se mova livremente e não seja obstruída pelas paredes do reservatório, tubulação de descarga ou outros objetos.

• Verifique a linha de drenagem da bomba até encontrar o entreferro quanto a quaisquer sinais de corrosão, orifícios, danos ou vazamentos.

• Verifique se há um pequeno orifício de drenagem de 3/16 a 3/8 pol. No tubo de descarga diretamente acima dele.

• Inspecione visualmente todos os mecanismos de alarme (se aplicável), peças metálicas expostas e conexões quanto à corrosão. Você pode aplicar um spray repelente de água de silicone para deter a corrosão. Consulte as instruções de uso do fabricante para aplicar spray de silicone.

• Verifique se há uma válvula de retenção instalada na linha de drenagem logo acima da tampa da bomba. Contate um encanador licenciado para adicionar uma válvula de retenção, se não houver uma.

• Certifique-se de que o espaço de ar entre os tubos de descarga internos e externos esteja aberto e sem detritos.

Conclusão

Existem muitas instalações de estação de bombeamento, incluindo bombas e equipamentos para bombear fluidos de um lugar para outro. Eles são usados ​​para uma variedade de sistemas de infraestrutura, como fornecimento de água para canais e remoção de esgoto para o local de processamento. Esta estação em sistema de coleta de esgoto também chamada de estação elevatória, é projetada para lidar com esgoto bruto que é alimentado por dutos subterrâneos.

As empresas podem se beneficiar do uso de bombas de esgoto, pois podem lidar com cargas de água em um pequeno período de tempo. É rentável se você tiver uma bomba de esgoto para lidar com a água indesejada e resíduos úmidos.

Saiba mais sobre como funcionam as bombas de esgoto e como elas podem ajudar seu negócio.

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Dupla vence pela segunda vez a prova de Curitiba do Endurance - auto-on

Dupla vence pela segunda vez a prova de Curitiba do Endurance – auto-on

  Pedro Queirolo e David Muffato dominam a …

Call Now Button