Home / Noticias Blog / Curitiba é a terceira capital com maior porcentual de fumantes

Curitiba é a terceira capital com maior porcentual de fumantes

Dia Nacional de Combate

Curitiba ocupou a liderança entre 2016 e 2017

Curitiba ocupou a liderança entre 2016 e 2017 (Foto: Franklin de Freitas)

24/08/20 às 23:00

Atualizado às 23:13

No dia 29 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha tem como objetivo reforçar ações antifumo e sensibilizar a população para os danos causados pelo consumo de tabaco. De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), em 2019 com dados de 2018, Curitiba tinha 11,4% da sua população como tabagista. A cidade ficou com o 3ª maior porcentual de fumantes, atrás apenas de São Paulo (12,5%) e Porto Alegre (14,4%).
No entanto, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, os fumantes passivos podem ser os mais prejudicados, pois inalam até 50 vezes mais substâncias cancerígenas devido à fumaça.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte em todo o mundo, ocasionando doenças pulmonares crônicas como bronquite, enfisema, câncer de pulmão, doença coronariana (infarto e angina) e doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).
Além de ser prejudicial aos fumantes ativos, o tabaco também ocasiona problemas de saúde aos fumantes passivos. A médica Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, explica que os fumantes passivos correm os mesmos riscos de apresentarem quadros clínicos respiratórios graves devido à fumaça que inalam.
“Basta que a fumaça do cigarro seja inalada frequentemente e vá direto para os pulmões, causando o agravamento ou surgimento de doenças respiratórias como bronquite, rinite, sinusite, asma e outras”, comenta. Ela ainda lembra que os fumantes, passivos ou não, fazem parte dos grupos de risco da Covid-19.




Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Paraná Clube contrata veterano do Santa Quitéria, do futebol amador de Curitiba

Paraná Clube contrata veterano do Santa Quitéria, do futebol amador de Curitiba

O Paraná Clube acertou a contratação do centrovante curitibano Bruno Lopes, 34 anos. Em junho, …

Call Now Button