Home / Noticias Blog / De vegano a especialista em carne suína: conheça os novos restaurantes da Barra e dos bairros vizinhos

De vegano a especialista em carne suína: conheça os novos restaurantes da Barra e dos bairros vizinhos

RIO — Uma boa comida sempre cai bem. Mesmo, ou principalmente, em períodos de instabilidade como estes de pandemia. Na Barra e nos bairros vizinhos, novos estabelecimentos gastronômicos têm aberto as portas dispostos a oferecer um alento à clientela. Alguns com pontos para consumo presencial, disponibilizando a quantidade de mesas e cadeiras permitidas pela atual fase da flexibilização; outros, com lojas oferecendo apenas serviços de delivery, uma tendência neste momento, ou take away. De hambúrguer de carne suculenta a pratos veganos, há sugestões para todos os gostos.

O restaurante Do Porco é uma das novidades na praça. Inaugurado no último dia 5, na Freguesia, tem um cardápio especial de carne suína, com pratos como medalhão de porco e bolinho de pernil, os mais pedidos por lá nestes primeiros dias de funcionamento. Taças de churros adoçam a refeição.

— Vimos a necessidade de trazer algo diferente. O público da Freguesia hoje é misto, com diferentes referências. Agradá-lo não é algo fácil, principalmente tendo que manter um preço acessível sem perder qualidade, nesta hora de crise — analisa Rogério Sousa, um dos sócios.

Linguiça do restaurante Do Porco, especializado em carne suína. Novo restaurante de Jacarepaguá. Foto: Divulgação / Tick Oliveira
Linguiça do restaurante Do Porco, especializado em carne suína. Novo restaurante de Jacarepaguá. Foto: Divulgação / Tick Oliveira

A casa tem área infantil com escorrega e brinquedos, decorada com imagens do personagem Dom Porco, que no futuro será encarnado por um animador para divertir os comensais.

— Temos outros planos, como lançar um karaokê e promover noites temáticas de diferentes estilos musicais, além de eventos no segundo andar. Mas eles precisarão aguardar, para mantermos a segurança da equipe e dos clientes — diz Sousa.

O wrap de frango do Nattu, inaugurado no BarraShopping Foto: Divulgação
O wrap de frango do Nattu, inaugurado no BarraShopping Foto: Divulgação

Para quem prefere pratos sem gordura, o Nattu Organic & Natural Food abriu as portas recentemente no BarraShopping. A marca já tem três casas em São Paulo, e esta é a primeira no Rio. Há planos de inaugurar outras unidades nas duas cidades. Os pratos são elaborados pela chef Izabela Dolabela, que participou do programa “Masterchef”, em parceria com a nutricionista Fernanda Paulucci.

— Criamos os pratos com produtos de pequenos agricultores, priorizando insumos orgânicos e regionais. As preparações são balanceadas e nutritivas, fazem bem para o corpo e para a alma. Nossa estratégia foi criar um menu com comidas que trazem prazer e saúde, um cardápio criativo e recheado de opções que alegram diferentes paladares — ressalta Izabela.

Os dois restaurantes participam do Circuito Água na Boca, realizado pelos Jornais de Bairro, com promoções especiais.

Pandemia inspira formatos diferentes

Muita gente ainda não se sente confortável para ir a restaurantes. Foi o que pensou o chef Thomas Troisgros, filho de Claude Troisgros, ao idealizar um novo negócio. Thomas já é sócio da famosa franquia de hambúrgueres T.T. Burguer e, durante o isolamento social, resolveu criar uma outra marca apenas para delivery. Assim surgiu a Três Gordos, que oferece sugestões simples de ultra smash hambúrguer (aquele prensado na chapa) e preços mais acessíveis (a partir de R$ 15). São três opções de hambúrgueres, além de combos com batata e bebida. O nome é inspirado em uma tradução livre e brincalhona do sobrenome da família de origem francesa.

— É um público diferente do T.T., porque embora também busque um paladar com alta qualidade, está mais preocupado com o preço, analisa os valores dos cardápios e compara-os com os dos concorrentes — explica Thomas.

O hambúrguer Três Gordos, que dá nome ao restaurante lançado por Thomas Troisgros Foto: Divulgação
O hambúrguer Três Gordos, que dá nome ao restaurante lançado por Thomas Troisgros Foto: Divulgação

Pesquisas mostram que sanduíches e pizzas têm sido os pratos mais pedidos no delivery. Pois a Barra ganhou uma novidade deliciosa. Chef e sócio da Ella Pizzaria, Pedro Siqueira já pensava em ter uma unidade no bairro, onde mora, e há cerca de um mês abriu ali um ponto apenas para entregas.

— A pandemia acelerou alguns processos. Tiramos o foco do dia a dia, do à la carte, e concentramos energias na busca de novos negócios e oportunidades. Um deles foi o delivery da Barra, que já era um pedido dos clientes — explica o chef, revelando que o sabor lombo canadense com scamorza e gratinado de grana padano tem feito sucesso na região.

O chef Pedro Siqueira, da Ella Pizzaria, que acabou de chegar na Barra Foto: Divulgação / Júlia Amin
O chef Pedro Siqueira, da Ella Pizzaria, que acabou de chegar na Barra Foto: Divulgação / Júlia Amin

Confiante, o empresário Robert Barboza iniciou suas atividades ainda no auge da pandemia do novo coronavírus. Desde que idealizou a RB Carnes, casa especializada em cortes nobres, ele já pensava em ter um negócio em que as entregas correspondessem a 80% do faturamento. O ambiente físico da loja, na Taquara, conta com apenas cinco mesas, e em setembro começarão a ser servidos petiscos, além de vendidos presencialmente peças e acessórios para churrasco. A escolha da sede do negócio foi estratégica.

— Aqui é uma região de casas, e muitas têm churrasqueira. Além disso, houve um grande crescimento imobiliário, e vários novos apartamentos têm uma cozinha gourmet ou churrasqueira elétrica. Daqui eu consigo chegar ao Recreio em 18 minutos e à Barra em 15, além de poder atender Jacarepaguá inteiro — analisa Barboza.

Robert Barboza, sócio do RB Carnes, na Taquara Foto: Divulgação
Robert Barboza, sócio do RB Carnes, na Taquara Foto: Divulgação

Ainda entre as novidades estão o restaurante peruano Me Lhama que Voy, inaugurado no Barra Plaza pelo ator Thiago Fragoso, pelo empresário Diego Senra e pelo chef peruano David Vizcarra. O estabelecimento atende exclusivamente em sistema de delivery ou take away, e o cliente monta seu prato combinando uma proteína, um carboidrato e um molho, além de poder escolher ingredientes adicionais.

Já conhecido em outros bairros, o Jappa da Quitanda se prepara para abrir um ponto exclusivo para delivery na Barra, previsto para a primeira quinzena de setembro.

O chef peruano David Vizcarra assina o menu do restaurante peruano Me Lhama que Voy Foto: Divulgação
O chef peruano David Vizcarra assina o menu do restaurante peruano Me Lhama que Voy Foto: Divulgação

Lanches na praia ou no shopping

A orla da Barra também tem novidades. Uma delas é o restaurante e bistrô San Blas, recém-inaugurado no número 1.976 da Avenida Lucio Costa, pouco antes do Posto 3. O cardápio combina frutos dos mar e vinhos, refletindo o gosto dos sócios Miguel Rabat, fornecedor das iguarias marítimas, e Airton Aragão, chef e sommelier conceituado.

A torre de parmesão da San Blas, novidade na Barra Foto: Divulgação
A torre de parmesão da San Blas, novidade na Barra Foto: Divulgação

Também com vista para o mar, a nova filial do Seu Vidal, aberta no início de julho na Avenida do Pepê 700, na esquina com a Avenida Olegário Maciel, já está com novas sugestões. A unidade passou a servir café da manhã aos sábados e domingos, das 9h às 13h, com opções como o combo com pão na chapa, queijo, presunto, linguiça suína, catupiry, manteiga, tiras de pão de queijo, bebida quente e suco por R$ 58. Foram lançados também pratos executivos para o almoço.

Para quem gosta de carne, a Hummburg, hamburgueria da família Poncio, está com um novo ponto no Recreio Shopping, por enquanto somente com serviço de delivery. A abertura para atendimento presencial, com mesas, está prevista para a primeira quinzena de setembro.

O novo café da manhã da Seu Vidal Foto: Divulgação / Alex Woloch
O novo café da manhã da Seu Vidal Foto: Divulgação / Alex Woloch

As opções de lanches rápidos ficaram mais numerosas. A Casa da Empada abrirá uma nova filial no Downtown na semana que vem. Também recente e com opções bem doces é a Mutant Churros, que instalou um carrinho no Aerotown para servir churros recheados ou com algum acompanhamento.

Por falar em doces, a loja Carolina Sales Box se estabeleceu no VillageMall. Lá, o cliente pode montar sua caixa com doces e ingredientes para prepará-los em casa. A beleza das embalagens também favorece quem quer encomendar um presente bem açucarado. Outra novidade doce é a Necakes, que tem bolos, doces e brownies. A casa no Downtown, aberta este mês, é o primeiro ponto físico da confeiteira Nereide Carneiro.

A nova loja Carolina Sales Box Foto: Divulgação
A nova loja Carolina Sales Box Foto: Divulgação

Para quem procura muito sabor sem derivados de animais, o Açougue Vegano, que se tornou conhecido por ofertas como a coxinha de jaca, inaugurou há um mês uma franquia no BarraShopping.

Depois de tantas boas opções de comida, nada como um bom chope artesanal para harmonizar. No Aerotown, a novidade é a Scape Choperia, cujos clientes podem consumir a bebida servida em suas 12 torneiras no local ou pedir para viagem. A casa ainda serve petiscos para acompanhar.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)




Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Facilite sua vida com serviços de encanamento comercial

Importância de Desentupir um telhado com vazamento e mantê-los

Encanamento entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada pelo motivo deque a Desentupidora Curitiba …

Call Now Button