Home / Dicas / Descubra agora mesmo o que fazer para desentupir cano de pia | Desentupidora

Descubra agora mesmo o que fazer para desentupir cano de pia | Desentupidora

Será que a pia começou a transbordar enquanto você lava a louça e a água não quer mais escovar? Por esse tempo, saber o que fazer para desentupimento o cano da pia é uma habilidade muito útil. Alguns métodos caseiros dão conta de casos simples e podem resolver rapidamente o problema. Conhecer as possibilidades é uma grande ajuda para um entupir para não se transformar em um grande problema, não é mesmo?

Para aprender a resolver por conta própria e de maneira segura os entupimentos em tubulações de pia, veja nossas dicas abaixo!

Por que a pia entope?

As pias são usadas para lavagem, higiene e escoamento de água das torneiras. Entupimentos são ocorrências comuns, geralmente causadas por acúmulo de resíduos sólidos nas tubulações e: cabelo, pelo, restos de alimentos e gorduras podem formar um bloco dentro dos canos e evitar a passagem da água.

Para evitar que sua pia se entupa, você pode tomar as seguintes atitudes preventivas:

  • usar proteção naquelas da pia, como drenos azulejos e capas que fazem a retenção das partículas sólidas, impedindo-as de entrar nas tubulações;
  • não lançando gorduras e óleos no ralo: além de poluir as águas, as gorduras podem solidificar e embasar no interior do, formando obstruções difíceis de solução;
  • organizar a limpeza e a manutenção regular dos ralos, jogando mensalmente um litro de água fervente em cada pia;
  • não utilizar o ralo como lixeira: nem mesmo a menor quantidade de alimentos deve ser descartada no ralo. Limpe os filtros e cubra e jogue os resíduos na lixeira.

Como desentupir um cano de pia?

Agora que você entende melhor como o problema acontece, vamos ensinar o que fazer para desentupir os canos da pia. Os métodos a seguir são simples, homemakers e seguros. Vá tentando as alternativas com calma. Se o entupimento não for sério, alguns dele resolvem seu problema!

O primeiro passo para qualquer tubulação de cano-para-cano é remover o máximo de água acumulada possível com a ajuda de um copo e um balde. Quando a pia é mais seca é que as técnicas de desentupimento que mostramos em seguida.

Use uma solução para remover gorduras

Os sabonetes e detergentes são substâncias que ajudam a quebrar gordura em pedaços menores, misturando melhor os óleos. Assim, as propriedades dos detergentes e sabonetes em pó são grandes aliadas para desentupir as tubulações de pias obstruídas por gorduras.

Para ajudar a ação dos sabonetes, faça uma mistura com água fervente, detergente ou sabão em pó e despeje diretamente no ralo. A água quente vai amolar e derreter a gordura, enquanto o sabão quebrará as peças em partes menores, ajudando a escovar o entupir.

Use sal

Outro produto que pode ajudar a dissolver a gordura e limpar os canos é o sal. Coloque cinco a dez colheres de chá de sal diretamente na tubulação, despeje água fervente e aguarde pelo menos uma hora com o ralo para verificar se o desentupimento deu certo.

Tente alcançar o entupimento com um fio

Às vezes um pedaço de comida, cabelo, ou por aqueles que se acumulam dentro da pia drenam e causam uma obstrução. Para remover o entupimento é possível inserir um fio, com muito cuidado e paciência, e puxar o que vier nele para remover a obstrução.

Ao usar fio, tenha cuidado para não aplicar muita força ou arranhar as paredes dos canos. As duas coisas podem piorar o problema. Remova toda a sujeira que você pode pescar com o fio, jogue na lixeira e confira se o escoamento voltou ao normal.

Use o desentupir

Use o bom e velho desentupidor de pia é uma ótima ideia. Aliás, esta é uma ferramenta indispensável para se ter em qualquer lugar. Preste atenção na pressão e aplique força apenas para empurrar, sem forçar a pia. Quem deve fazer o aumento de pressão é o próprio instrumento. Mantenha os pés firmes, afastados e uma postura segura, evitando usar todo o peso corporal e desbalancear a si mesmo. Segurança em primeiro lugar!

Aposte sobre vinagre e bicarbonato de sódio

Essa mistura multifuncional é muito usada para remover sujeira e gorduras, e pode ser eficaz para desentupir a pia de uma forma ecologicamente correta. Coloque o bicarbonato diretamente no ralo, usando uma proporção de 1:1. Então, se você usou uma xícara de chá de bicarbonato, despeje uma xícara de vinagre para o ralo.

Aguarde pelo menos uma hora para a mistura agir. Se você acredita que o problema foi parcialmente resolvido, repita a operação mais uma vez e finalize com um litro de água fervente.

Tente usar um jato de água

Se a obstrução estiver em uma área mais profunda do encanamento, pode ser necessário dar um garfo para o entupimento do pincel. Usar o de uma mangueira, aplicada diretamente no encanamento, é uma boa maneira de empurrar a obstrução sem causar danos ao sistema.

O que não fazer para desentupir a pia?

Além de entender o que fazer para desentupir o cano da pia, é importante saber, também, o tempo certo para parar. Evitar atitudes drásticas é muito importante para não se lesionarem, não danificar as estruturas de drenagem e evitar que o problema fique ainda maior. Portanto, evite os seguintes comportamentos:

  • não suba na pia enquanto tenta desentupir: isso pode levar a acidentes graves, quebrar a pia e prejudicar gravemente você e outras pessoas próximas;
  • não use instrumentos rígidos nas tubulações: inserir cabos flexíveis é uma boa tentativa, mas colocar varetas e outros itens rígidos dentro dos canos pode causar rompimentos, rachaduras e riscos na parede interna dos canos, causando mais problemas em vez de ajudar;
  • evite usar produtos duvidosos quimistas: se você não souber o material do encanamento e se não tiver rótulos claros e instruções, não use. As chances de você ficar embriagado ou corroendo os tubos por usar produtos inadequados é muito grande e não vale a pena nesses casos.

Se você já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer para desentupir seu cano de pia, provavelmente é a hora de pedir auxílio profissional. Métodos caseiros seguros funcionam até certo ponto, mas caso a pia se mantenha entupida ou precise desentupir com frequência, é hora de buscar aconselhamento com quem entende do assunto. Não deixe o entupir tirar o seu sossego: busque soluções definitivas e seguras!

Gostou das dicas? Então, aproveite para aprender mais lendo sobre eles!

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

A limpeza da fossa séptica é necessária a cada cinco anos?

Dicas de paisagismo para um lote de formato irregular

Canudo entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada dado que, posto que a Desentupidora …

Call Now Button