Home / Dicas / Drenagem da paisagem – O que fazer e o que não fazer

Drenagem da paisagem – O que fazer e o que não fazer

Muitos proprietários de casas estão sobrecarregados com problemas de drenagem adequada. Quando vêm as fortes chuvas, seus quintais se transformam em lagos causando muitos problemas, como grama e plantas morrendo por causa do excesso de água, água entrando em suas casas por buracos de drenagem ou outras áreas onde há acesso, e simplesmente não podendo desfrutar de sua propriedade até a a água se dissipa e mesmo assim é um buraco de lama. Essas situações tornam-se cansativas e muitos proprietários procuram empresas terceirizadas para solucionar o problema. Em um mundo perfeito onde todos são honestos e todas as pessoas que têm empresas são especialistas em seus campos, isso funcionaria fabuloso. Infelizmente não vivemos em um mundo perfeito e há empreiteiros paisagistas que não conhecem as técnicas de drenagem adequadas ou dois tentam fazer o trabalho mais barato porque o cliente quer um preço melhor ou o empreiteiro de drenagem está tentando ganhar mais dinheiro. Este artigo é para informá-lo para que você saiba as consequências e tente evitá-las. Em primeiro lugar, você deve ter uma nota positiva em sua propriedade, o que significa que se você está instalando um sistema de drenagem em seu quintal, então o quintal deve ser mais alto do que onde você deseja a água para escoar (na maioria das vezes a rua). Quanto mais alto o quintal precisa ser depende do comprimento do sistema de drenagem, porque para ter um declive adequado, você deve ter uma polegada de queda por três metros de tubo de drenagem, então se você estiver instalando 30 metros de tubo de drenagem do que precisa da rua ser dez polegadas mais baixo do que onde você colocou a primeira caixa de drenagem (Catch Basin). Se você não tem a inclinação necessária, então você deve olhar para outras opções, como trazer solo e levantar o quintal (somente quando você tiver base suficiente aparecendo, você não vai querer elevar o solo mais alto do que a base você precisa de pelo menos uma polegada à mostra em todos os momentos), drenando em uma caixa de bomba de depósito e bombeando a água (esta opção requer eletricidade e uma caixa de drenagem muito maior onde a bomba estará localizada), e a solução final que mencionarei está instalando uma série de bacias de drenagem de 30 galões de terreno e fazendo com que os Ralos de todo o pátio sejam drenados para eles. A última opção requer um orifício com o dobro do tamanho de cada bacia de drenagem que você vai instalar, porque para garantir a drenagem adequada da paisagem, você deve instalar cascalho ao redor da bacia de drenagem para que a água possa vazar.

Essas soluções geralmente são usadas apenas nas situações de pior cenário, mas eu queria que você soubesse as verdadeiras opções disponíveis que funcionam. Na maioria dos casos onde há um problema de drenagem da paisagem e digamos que haja apenas cinco polegadas de declive quando você precisa de dez polegadas, um bom especialista em drenagem pode instalar um Ralo que funcionará criando um declive do quintal para a frente e então nivelando para a rua porque a água nivelada ainda flui, mas não tão rápido. Eles também serão capazes de incorporar suas calhas de sua calha no sistema, de modo que a pressão da cabeça (a água que escorre pela calha do telhado) ajude a empurrar a água de drenagem do quintal. Essas são opções que um bom empreiteiro de drenagem poderá ver e, então, poderá informá-lo sobre qual opção de drenagem funcionará melhor para você.

Agora, digamos que você tenha inclinação suficiente para fazer um sistema de drenagem regular em seu quintal. A questão é em que consiste um sistema de drenagem regular? Um sistema de drenagem regular consiste em bacias de coleta, conexões e tubos. Vejamos primeiro as bacias de drenagem, existem muitos tipos de bacias de drenagem que os empreiteiros de drenagem usam e todos, exceto alguns, estão de acordo com as boas práticas de drenagem da paisagem.

Um tipo aprovado é a bacia de concreto, que é usada em aplicações residenciais e comerciais; a residencial geralmente começa com 10 polegadas por 10 polegadas e normalmente tem grades de metal. Eles são bem construídos, mas podem ser desagradáveis ​​em uma bela paisagem. Em seguida, temos as bacias de drenagem de plástico, que são feitas por várias empresas diferentes e a maioria delas é construída para durar a vida toda. Essas bacias de drenagem vêm em muitas formas e tamanhos diferentes, mas não sugerimos que você vá com menos de 23 x 23 cm para as bacias de drenagem do jardim e 6 polegadas redondas para as bacias de drenagem do jardim. Este tipo de bacias de drenagem paisagística são normalmente as utilizadas pelos especialistas em drenagem por serem mais versáteis e fáceis de trabalhar. Estas bacias de drenagem vêm com diferentes grelhas (Tops) para diferentes aplicações grelhas planas verdes para relva e grelhas pretas planas para outras em pedra ou canteiros de flores. As grelhas também vêm em grelhas de átrio, que são grelhas construídas mais altas em forma de cúpula para permitir que a água flua se o fundo da grelha ficar obstruído. Se você Desentupir ao redor das grades após cada tempestade, não haverá necessidade de instalar grades de drenagem no átrio, pois elas são feias nas paisagens por causa do formato em cúpula, mas você pode querer considerá-las se usá-las diretamente nos canteiros de flores para evitar que a palha entupa Ralos. Alguns especialistas em drenagem, mas muito poucos preferem construir suas próprias bacias de coleta de tijolo e argamassa, esta também é uma prática aceitável e às vezes pode ser usada para obter declives no tubo em casos em que cada centímetro conta porque o declive do terreno é muito pequeno porque isso permitirá que o tubo seja elevado até onde for necessário e alguns centímetros neste ponto podem significar a diferença entre uma drenagem bem-sucedida ou uma drenagem malsucedida. Certifique-se sempre de que o empreiteiro de drenagem esteja usando bacias de coleta de drenagem reais e não colando uma grade de dez centímetros na extremidade de uma conexão.

Isso nos leva a acessórios adequados para serem usados ​​em sistemas de drenagem de quintal. Quanto mais acessórios usados ​​em um sistema de drenagem ou como muitos conhecidos como ralos franceses (que discutiremos neste artigo e mais profundamente em um artigo futuro a seguir) diminuirá a velocidade da água, então um sistema ideal está usando a menor quantidade de acessórios quanto possível. Os acessórios usados ​​em um sistema de drenagem incluem 90 ° longo e curto, 45 °, 22½ °, Y’s e T’s; todos esses acessórios vêm em materiais diferentes para os diferentes tipos de tubos que discutiremos a seguir. Mesmo que vendam 90 ° curtos e longos, 90 ° longos é o único que deve ser usado e é o único que um especialista em drenagem usará. Eu mesmo prefiro usar dois separados de 45 ° para diminuir o fluxo de água o menos possível. Os fornecedores também vendem Ts, mas eles não são um acessório aprovado em um sistema de drenagem de gramado, a menos que estejam sendo usados ​​como um acesso de Desentupidora Curitiba, que só é necessário se você tiver um percurso extremamente longo sem uma bacia de drenagem para o acesso. Os Ys são os únicos encaixes adequados a serem usados ​​pelo especialista em drenagem para conectar outro tubo ao sistema de drenagem principal. Todos os outros acessórios podem ser usados, mas sempre tente encontrar o caminho mais reto possível.

O material final em um sistema que também é um dos mais importantes é o tipo de tubo de drenagem. Existem vários tipos de tubo de drenagem que são usados ​​em sistemas de drenagem, como Schedule 40 (o mais espesso), SDR35 (o próximo passo abaixo) e tubo de esgoto (parede fina) e tubo corrugado. Os únicos dois que são considerados prática de instalação correta pelos especialistas em drenagem são o cronograma 40 e o SDR35, todos os outros são a saída barata e vêm com consequências caras no futuro. O tubo SDR35 é a norma e é seguido por todos os especialistas em drenagem porque o cronograma 40 é considerado um exagero. Se você optar por fazer um sistema de drenagem e não usar o tubo aprovado dentro de alguns anos, pode ter que refazer todo o sistema. A primeira das opções não aprovadas de canos de esgoto é fina e muito fácil de quebrar sob pressão de raízes ou escavações futuras. Uma vez que o tubo se rompa, sujeira e raízes podem entrar no tubo e fazer com que o sistema fique entupido e não funcione mais como deveria. O tubo corrugado, que é um tubo flexível preto, pode e vai reter sujeira nas cristas e depois de anos ficará entupido com sujeira, desacelerando ou parando todo o sistema de drenagem ou outro problema que pode ocorrer é que uma raiz pode crescer debaixo dele e desde que é flexível fará com que o tubo aumente e interrompa o fluxo do sistema de drenagem. Todos os cenários acima farão com que o sistema seja desenterrado e refeito, o que pode se tornar muito caro.

Instalar um sistema de drenagem é um grande projeto e é preciso pesquisar os procedimentos corretos para escolher um especialista em drenagem que fará certo na primeira vez e estará atrás de seu trabalho. Rezo para que este artigo o tenha ajudado em sua busca por conhecimento para que possa ser informado.

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Serviços de limpeza de drenos para sua casa

A importância de serviços de encanamento confiáveis ​​e rápidos

Canudo entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada pois que a Desentupidora Curitiba Hidro …

Call Now Button