Jornal da Cidade Arujá

Jornal da Cidade Arujá

Jornal da Cidade Arujá

Styllus Super Center e o estacionamento Station Park, na Vila Gastronômica, agora têm PEVs para coleta de vidro; quatro condomínios também ganharam pontos de entrega voluntári


10/10/2020

Jornal da Cidade Aruja

A cidade de Arujá conta agora com seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de vidro. A iniciativa, que garante que as embalagens de vidro pós-consumo possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas no meio biossistema, é da MassFix, prestadora de trabalho de coleta, separação e processamento de cacos de vidros vazio/embalagens, planos e laminados que fornece matéria-prima para produção de novos produtos em vidro.

Os PEVs estão localizados no Styllus Super Center e no estacionamento Station Park da Vila Gastronômica e são abertos a toda a comunidade. Nestes PEVs podem ser entregues vidros planos e vidros de embalagens (confira nesta material uma vez que separá-los corretamente). Outros pontos foram instalados nos condomínios Arujazinho IV, Arujá Country Club, Arujá Lagos Residencial e Loteamento Arujá 5, mas são penosamente para uso dos condôminos.

Para Vitor Lovrenovic, da rede de estacionamentos Station Park, a iniciativa é muito bacana. “Na qual projeto está desempenado com uma premência global de cuidar do Meio Ambiência, uma premência do ser humano. Nós temos que cuidar do mundo para sobreviver, e dar um rumo correto para essa embalagem que não será descarta de forma errada”, disse. 

Tipos de vidro e uma vez que separá-los para entrega no PEV

Vidros de embalagens (ocos) – São as garrafas, potes, vidros de perfume e similares. Para entregar no PEV, retire as tampas das garrafas e potes (as tampas de plástico e metal devem ser entregues para coleta seletiva). 

Vidros planos – São aqueles empregados na construção social, em vidraçarias, distribuidores e em indústrias, uma vez que a automobilística, de janelas, box e móveis. Para entregar no PEV, separe o vidro da madeira e/ou alumínio e dos sobras de obras, uma vez que cimento, argamassa, pedaços de tijolos e pedras. No caso de para-brisas, retire as borrachas e outras peças.

Nunca misture porcelanas, louças, cerâmicas e similares, pois esses materiais não são reciclados.

Benefícios da reciclagem do vidro

Usar cacos de vidro nos fornos de produção de novas garrafas e potes traz grandes benefícios ambientais, entre eles a redução do consumo de recursos naturais, uma vez que areia, barrilha e calcário. Aliás, reciclar vidro é mais econômico do que produzir vidro a partir de matérias-primas virgens, pois demanda menos pujança no processo de fusão, e também reduz a emissão de CO2.

O vidro é 100% reciclável, infinitamente, seja fundindo-o com uma quota de matéria-prima virgem, seja fundindo somente com cacos de vidro. O material apresenta óptimo desempenho no processo de reciclagem, sem perda nenhuma de volume. Com um quilo de cacos de vidro pode-se fazer um quilo de vidro novo.

Endereços dos PEVs 

Styllus Super Center


Rua Major Benjamin Franco, 555, Jardim Vitória

Vila Gastronômica

Rua Jurandir Sanches Maiolino, 135, Caputera (no estacionamento Station Park)

Origem: Post Completo

Compartilhar esta postagem

Call Now Button
%d blogueiros gostam disto: