Home / Noticias Blog / Na pandemia, procura por hortas caseiras e alimentação orgânica cresce em Curitiba

Na pandemia, procura por hortas caseiras e alimentação orgânica cresce em Curitiba



Atualizado às 22:13

O cuidado com a saúde e a consciência ecológica passaram a entrar na lista de preocupações de pessoas do mundo todo neste período de isolamento provocado pelo novo coronavírus. Em Curitiba não foi diferente. Em meio à pandemia, houve um aumento na procura por hortas caseiras e uma vida mais sustentável, segundo a startup de meio ambiente Favo Tecnologia.

“A pandemia sem dúvidas fez com que a gente olhasse mais para nossa saúde, para o que estamos consumindo, mais pessoas cozinhando em casa e entendendo o valor de se manter saudável. Podemos ver com a busca por nossos produtos online. Tudo que vendemos no nosso e-commerce foi para pessoa física”, explica Marcelo Pinhel, CEO da Favo, por meio de sua assessoria de imprensa

No isolamento, comparando apenas abril a junho, a Favo Tecnologia experienciou um aumento de 257% na procura por suas soluções ecológicas, em especial pelo Easy Garden, uma horta inteligente que permite o cultivo do seu próprio alimento orgânico em casa.

A Organis, outra entidade de promoção dos orgânicos, fez uma enquete sobre o consumo de orgânicos na pandemia e constatou que aumentou em 44,5% o consumo de orgânicos nesses sete meses de restrições sociais para conter a pandemia da Covid-19.

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis foi relacionado com a prevenção de outras doenças e até mesmo, novas pandemias. “Quando perguntamos se agricultura orgânica pode ajudar a prevenir nova pandemia, 81,8% afirmam que sim. Orgânico está relacionado com saúde”, explica Clauber Cobi Cruz, diretor da Organis, em matéria direcionada à imprensa

Inteligente
O Easy Garden é uma horta inteligente que une ecologia e tecnologia, permitindo o cultivo de maneira fácil e automatizada. Com sistema de irrigação, suporte agroecológico por um ano e rápida instalação, o investimento é destinado tanto àqueles que não entendem de agricultura, quanto para aqueles que já são entendidos no assunto, mas que prezam pela praticidade.

A agricultura urbana doméstica já vem ganhando destaque nos últimos anos. A busca por uma vida saudável e equilibrada fez com que surgissem empresas especializadas em soluções que ajudem as pessoas a unirem o conforto da casa com as inúmeras vantagens da alimentação orgânica.

“Nós acreditamos que a natureza tem um lugar fundamental nas cidades do futuro e no cotidiano das comunidades. Para atingir esse objetivo a Favo nasceu, e procuramos inovar para facilitar a vida das pessoas.”, conta Pinhel.

Estilo de vida
Para além da horta semi automatizada, a busca por um estilo de vida mais equilibrado é associado também ao fator econômico, umas das principais características do método de cultivo caseiro. “A pessoa vai ter o investimento de afofar ou de comprar a terra. As mudas e as sementes são muito baratas. Usar algum adubo é importante, pode ser esterco de ave, ou de coelho, porquinho da índia. Pode usar também a cinza de churrasqueira, lareira, fogão. Pode ter todos eles ou algum deles”, esclarece o agricultor Ademar Brasileiro, mais conhecido como Mago Jardineiro.

Além de plantar em casa, outra alternativa que tem se popularizado é o serviço de assinatura semanal de orgânicos, oferecendo uma opção para aqueles que não querem botar a mão na massa, mas que ainda assim prezam por produtos de origem orgânica e pelo isolamento. “Na pandemia, fomos de 38 sacolas para 86. Na realidade são 90, pois algumas pessoas que preferem a cada 15 dias. Mais do que dobrou a entrega de sacolas. Isso indica que estão procurando o orgânico e a entrega em casa”, revela Brasileiro.

Segundo o agricultor, é comum que pensem que para ter uma horta é preciso de um espaço grande. O profissional, que também oferece cursos e palestras na área, esclarece que em um vaso é possível ter dez tipos de plantas diferentes. O plantio, portanto, é uma opção viável para todos os espaços.

Serviço
Favo Tecnologia
Site: www.favotecnologia.com.br
Instagram: instagram.com/favobr
Youtube: https://www.youtube.com/c/FavoTecnologia/featured
Facebook: facebook.com/favobr
Ademar Brasileiro – Mago Jardineiro
Fone: (41) 9969-2662
Email: [email protected]
Site: https://magojardineiro.com.br



Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

O que fazer primeiro quando preciso de um encanador de emergência perto de mim

Benefícios de um aspirador de pó úmido-seco

Tubo entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada pois que a Desentupidora Curitiba Hidro …

Call Now Button