O Jardim Botânico, ícone de Curitiba, inspira projeto paisagístico – Casa e Jardim

O Jardim Botânico, ícone de Curitiba, inspira projeto paisagístico – Casa e Jardim

[ad_1]

De estilo clássico, a mobília foi escolhida por Ricardo junto aos moradores, que queriam um espaço de aconchego e descanso (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

De estilo clássico, a mobília foi escolhida por Ricardo junto aos moradores, que queriam um espaço de aconchego e descanso (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

Amante da natureza, das plantas e da decoração, a empresária Evelin Capovvielli, 40 anos, e seu marido, Giovanni Capovvielli, 41 anos, têm um carinho enorme pelo jardim da sua casa. Eles perceberam, porém, que uma das áreas deste espaço não era muito aproveitada e decidiram renovar o ambiente. Convidaram então o paisagista e amigo Ricardo Pessuto, que foi quem projetou o jardim em 2012, para pensarem juntos em como renovar o lugar de forma especial.

Como todo bom curitibano, Evelin é apaixonada pelo Jardim Botânico da capital paranaense. Por isso, decidiu trazer um pouco do ícone da sua cidade natal para o lar na Chácara Monte Alegre, em São Paulo. Eu estava conversando com o meu marido e me veio a ideia do jardim botânico de Curitiba, então pensei ‘por que em vez de fazermos algo fechado, não trazemos o jardim de fora para dentro e de dentro para fora?'”, contou ela. O resultado foi um gazebo envidraçado de ferro e de serralheria artística, projetado por Janaína Velloso.

De estilo clássico, a mobília foi escolhida por Ricardo junto aos moradores, que queriam um espaço de aconchego e descanso  (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

De estilo clássico, a mobília foi escolhida por Ricardo junto aos moradores, que queriam um espaço de aconchego e descanso (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

Com exceção do desenho do gazebo, todo o resto do projeto foi feito por Ricardo. A primeira mudança foi no piso do jardim, que originalmente era drenante, mas se provou muito difícil de manter. “Por ser uma área cercada pelo natural, folhas e sementes caíam o tempo inteiro no chão, dificultando a limpeza. Percebemos que os pisos feitos naquela época não eram muito bons, então decidimos trocar”, disse o profissional. Dessa vez, optou-se pelos paralelepípedos.

Dentro do gazebo, Ricardo foi o responsável pela escolha da mobília e das plantas. “Como o espaço era sombreado, optei por marantas, calateias, dracenas e samambaias. Eu fui diretamente no viveiro escolher com os fornecedores quais espécies queria”, contou ele.

JARDIM | Como o piso anterior, que era drenante, tinha difícil manutenção, Ricardo sugeriu utilizar paralelepípedos (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

JARDIM | Como o piso anterior, que era drenante, tinha difícil manutenção, Ricardo sugeriu usar paralelepípedos (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

Para Pessuto, o ponto de maior destaque no projeto ficou para o lustre do gazebo, confeccionado por ele mesmo. “O que eu tenho para destacar? Tudo. O jardim interno, o piso, a tonalidade das cores, a volumetria… Mas eu amo o lustre; a composição das flores ficou perfeita. Adorei fazer”, disse.

Composta por flores desidratadas, a peça também é um dos pontos favoritos de Evelin, junto com o jardim interno. “Eu amei tudo, porque escolhi desde o tecido da poltrona, o estilo do sofá, o abajur, à decoração, então tudo que está lá dentro foi muito bem pensado. Eu sou muito participativa e sempre conversava com os profissionais. Essa liberdade aumentou a nossa conexão e fez o trabalho ficar mais lindo ainda. Ficou com a nossa carinha”, contou ela.

O gazebo é composto por ferro fundido e trabalhado à mão (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

O gazebo do jardim é composto por ferro fundido e trabalhado à mão (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

Com abundância de verde e estilo clássico, que os moradores adoram, o jardim se tornou o lugar ideal para um descanso. É lá que, depois do jantar, a família se reúne para tomar um café e bater um papo, relaxados pelo aconchego e calma que a natureza ao redor traz.



[ad_2]
Fonte: Post Completo

Compartilhar esta postagem

Call Now Button
%d blogueiros gostam disto: