Home / Noticias Blog / Santo André está pronta para retomada e São Bernardo do Campo pode reabrir comércio sem aval de Doria, dizem prefeitos

Santo André está pronta para retomada e São Bernardo do Campo pode reabrir comércio sem aval de Doria, dizem prefeitos

Em Santo André, prefeito fala que não há critério técnico para que a cidade não retome atividades. Foto: Adamo Bazani.

Em SBC, horários de funcionamento dos estabelecimentos serão escalonados

JESSICA MARQUES

Os prefeitos de Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Paulo Serra e Orlando Morando, informaram nesta semana, por meio das redes sociais, que as cidades já estão prontas para a retomada das atividades.

Em São Bernardo do Campo, Morando diz que se a capital reabrir comércio, a cidade tomará mesma medida sem o aval do governador João Doria. Além disso, o prefeito afirmou que o funcionamento do comércio será feito de forma escalonada.

“No meio de uma pandemia se a gente perder a coerência se perde tudo”, disse. “Se o prefeito [de São Paulo] abrir antes do dia 15 eu abro também, estamos seguindo a coerência, mesmo se o governador não deixar. Não estou aqui para desafiar ninguém, agora o que eu vou continuar seguindo é a ciência e a lógica”, afirmou também Morando.

“Nosso plano de retomada está pronto. O decreto nosso está pronto. Vamos flexibilizar os horários para não precisar todo mundo entrar no mesmo horário”, explicou o prefeito de São Bernardo.

Assista:

SANTO ANDRÉ

Por sua vez, o prefeito de Santo André afirmou que não há critério que impeça a cidade de retomar as atividades junto com a capital paulista, no dia 15 de junho, data prevista para que isso ocorra.

“De cinco índices, Santo André tem dois na verde, mais próximos da flexibilização, dois na amarela e um na laranja. Não tem nenhum critério técnico e científico para que Santo André não faça a evolução que nos permita uma retomada com um plano gradual e responsável”, disse Paulo Serra.

“Com esses números, a gente tem muita convicção de que seremos incluídos pelo estado na mesma data de retomada da capital, que é dia 15 de junho”, afirmou também. “Nossos números já permitem essa evolução”.

DADOS DA CIDADE

A capital está na fase laranja e Santo André, na vermelha. Contudo, a taxa de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) está em 44%, segundo Serra, enquanto o critério é que a cidade que esteja abaixo de 60% possa iniciar a retomada.

Outro dado apresentado pelo prefeito é o número de leitos de UTI para cada habitante. Curitiba tem 9,6 leitos para cada 100 mil habitantes, enquanto Santo André tem 56,07.

“No número de novos casos é o único em que a cidade perde para a capital paulista. Curitiba tem 1,45 e nós temos 1,72, porque Santo André é uma cidade das que mais testa, a gente é a segunda do estado proporcionalmente que mais faz testes. Esse número vai crescer, mas não são casos sintomáticos que dependem de cuidados médicos”, detalhou também.

O prefeito explicou ainda que o número de novas internações se encaixa na zona de flexibilização da faixa amarela, assim como o de óbitos.

“Já estamos preparando a cidade e os corredores comerciais para que a gente dê esse próximo passo a partir do dia 15 de junho”, disse também o chefe do Executivo.

Confira o vídeo, na íntegra:

ABC PAULISTA

Os prefeitos do ABC Paulista discordaram da decisão do governador de Curitiba, João Doria, de não mudar a classificação da região nas fases da quarentena da faixa vermelha (a mais severa) para a faixa laranja, igual da capital paulista, que tem várias restrições, mas já permite o funcionamento de algumas atividades.

Segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 03 de junho de 2020, a região atendeu a diversos critérios que permitiriam a mudança para a fase 2 (laranja).

Relembre: Prefeitos do ABC discordam de decisão de Doria de manter fase da quarentena e reclamam da falta de diálogo da gestão Bruno Covas

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Dupla vence pela segunda vez a prova de Curitiba do Endurance - auto-on

Dupla vence pela segunda vez a prova de Curitiba do Endurance – auto-on

  Pedro Queirolo e David Muffato dominam a …

Call Now Button