Home / Noticias Blog / Vaso sanitário inteligente detecta doenças a partir de fezes e urina – Revista Galileu

Vaso sanitário inteligente detecta doenças a partir de fezes e urina – Revista Galileu

Vaso sanitário inteligente analisa fezes e xixi para detectar doenças (Foto: Reprodução/https://med.stanford.edu/)

Vaso sanitário inteligente analisa fezes e xixi para detectar doenças (Foto: Reprodução/https://med.stanford.edu/)

Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que, conectado ao vaso sanitário, detecta doenças (inclusive alguns tipos de câncer, como colorretal e de próstata) a partir de cocô e xixi, e ainda manda todos os dados para o smartphone do usuário. A invenção foi descrita em um artigo publicado na revista Nature no último dia 6 de abril.

“Quando eu falava sobre isso, as pessoas riam porque parecia uma ideia interessante, mas também um pouco estranha”, diz Sanjiv “Sam” Gambhir, professor de Stanford e princnipal autor do estudo, em nota.

O “banheiro inteligente” consegue diagnosticar até alguns tipos de câncer (Foto: Divulgação)

O “vaso sanitário inteligente” consegue diagnosticar até alguns tipos de câncer (Foto: Divulgação)

A tecnologia consiste em uma tampa de vaso sanitário que conta com um sensor de movimento para detectar fezes e urina. Uma vez que recebe o “material” o sistema executa uma série de testes. As amostras de xixi são submetidas a análises físicas e moleculares; já a avaliação do cocô é baseada em características físicas. A engenhoca identifica o usuário graças a um sistema de coleta de digitais na descarga, além de uma câmera que digitaliza o ânus.

Os dados extraídos são enviados automaticamente para o celular da pessoa em um sistema seguro localizado na nuvem. No futuro, a ideia é que esses dados sejam integrados ao sistema de manutenção de registros de qualquer prestador de serviços de saúde para acesso rápido e fácil.

Gambhir acredita que a privada inteligente um dia vai fazer estar no banheiro de muitas casas, já que tecnologia pode ser instalada em qualquer vaso sanitário. “É como comprar um complemento de bidê que pode ser montado diretamente no seu banheiro”, disse Gambhir.

Vale lembrar, no entanto, que a tecnologia não substituiria uma consulta ao médico — ela seria apenas uma ajuda para idenificar potenciais problemas que demandem uma visia ao consultório.




Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Gesso veneziano danificado pela água

Conselhos e dicas simples para melhorar a casa

Tubulação entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada pois que a Desentupidora Curitiba Hidro …

Call Now Button