Home / Dicas / Vazamento aparente na tubulação de PVC

Vazamento aparente na tubulação de PVC

Cano entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada como a Desentupidora Curitiba Hidro Curitiba

A fim de evitar entupimentos e as inundações, é imprescindível a contratação de um serviço especializado de uma Desentupidora Curitiba de águas residuais, esgoto, além de resolver os problemas de entupimento, limpa fossas, caixa de gordura, serviço de caça vazamentos, e também conta com outras soluções para particulares, condomínios, industrias e comércios em geral.

A demora na hora de desentupir os canos, pode causar sérios danos às estruturas dos prédios, condomínios e até mesmo aos vizinhos.

Por isso, a importância de contratar uma Desentupidora Curitiba especializada em desentupimentos em Curitiba. Infelizmente, na maioria dos casos, só se dá importância para a tubulação, quando este deixa de exercer sua função, que consiste em levar a água dos banheiros e da cozinha, até a rede de esgoto.

O tubo de PVC vedado é muito popular hoje em dia na América do Norte para adutoras subterrâneas de água, bem como para redes de esgoto. Como é o caso de todos os dutos, independentemente do material, normalmente são exigidos testes pós-construção para garantir que todas as novas linhas foram instaladas corretamente.

Um teste comum para tubos com gaxetas como o PVC é o teste combinado de ‘vazamento e pressão’. Este teste tem como objetivo verificar a capacidade de pressão e a estanqueidade da junta do sistema de tubulação simultaneamente.

O procedimento deste teste é primeiro preencher uma seção da linha com água. Em seguida, água adicional é bombeada para a linha até que a seção seja elevada a uma pressão de teste desejada. O sistema é então fechado e mantido por um período de teste especificado, normalmente 2 horas.

Durante essas 2 horas, é possível que a pressão do sistema caia. Se a queda de pressão for rápida durante o teste, é provável que um vazamento significativo esteja presente no sistema. Na maioria das vezes, isso pode ser atribuído a uma montagem inadequada de um acessório, junta de tubo ou conexão de serviço.

No entanto, supondo que a instalação e montagem adequadas foram realizadas, é possível ter uma queda muito leve na pressão ao longo de 2 horas. Para estabelecer um limite para uma queda de pressão permitida, foi criada uma tabela de ‘Volumes de vazamento permitidos’. Esta tabela indica o volume máximo de água permitido para ser adicionado de volta ao sistema depois que um teste de pressão / vazamento indicou uma ligeira queda de pressão. (A tabela real de valores pode ser encontrada no Guia de instalação do tubo de pressão de PVC IPEX ou em AWWA C605).

Por exemplo, para 1000 m de tubulação de água de PVC vedada de 300 mm, um volume máximo de 7,6 L de água de reposição (teoricamente, o vazamento que ocorre durante o teste) pode ser adicionado para um teste de 1035 kPa (equivalente a 2,0 US (gal. para 3.300 Metros de tubo de 12 “testado a 150 psi). Se volumes maiores de água forem necessários, o teste será considerado uma falha e o instalador deverá localizar e reparar quaisquer deficiências do sistema.

Como resultado dessa tabela de tolerâncias de ‘vazamento’, muitas pessoas têm a percepção de que o PVC da junta vedada está sempre vazando em algum grau. Na verdade, o tubo de PVC montado corretamente será hermético.

Esta afirmação é verificada por testes rigorosos realizados na junta vedada na fábrica. As juntas de pressão de PVC vedadas, para serem certificadas para CSA B137.3, e para estarem em conformidade com ASTM D 3139, devem passar pelos 2 testes a seguir:

(a) 60 minutos a 2,5 vezes a classificação de pressão do tubo (ou seja, 588 psi para DR18)

(b) 60-70 segundos a 3,2 vezes a classificação de pressão do tubo (ou seja, 755 psi para DR18)

Ambos os testes são conduzidos enquanto a junta é deslocada para seu ângulo máximo recomendado para simular uma condição de campo de pior caso. Vazamento zero é permitido nas juntas durante esses testes. A consistência e a precisão encontradas na extrusão do tubo de PVC, juntamente com as tolerâncias dimensionais muito restritas, garantem que a junta vedada seja totalmente confiável no campo como é comprovado na planta.

Um exemplo do aperto das juntas do PVC foi ilustrado em um projeto recentemente concluído fora de Vancouver em Delta, British Columbia. A B&B Contratante de Surrey foi contratada para construir 4.500 m (15.000 Metros) de Encanamento de água em PVC DR18 de 400 mm (16 “) como cano principal para o recém-construído Terminal de Contêineres DeltaPort.

Depois de concluir a instalação, o Superintendente de Projeto Rollie Knackstead mostrou tremenda confiança no acabamento de sua equipe, bem como no tubo, ao decidir testar a pressão de todos os 4.500 metros de tubo de uma vez. Os resultados foram excepcionais. A B&B testou com sucesso a linha a 200 psi por 2 horas sem uma gota de vazamento. O medidor não saiu do nível de 200 psi. As juntas herméticas de PVC ajudaram a transformar uma instalação já bem-sucedida em um projeto geral de muito sucesso.

Se, durante um teste de pressão / vazamento em PVC, a pressão cair ligeiramente (dentro dos volumes de água de reposição permitidos), isso significa que houve vazamento? Talvez, mas os testes na fábrica de tubos de PVC, bem como numerosos casos históricos, como o projeto da B&B Contratantes em Delta, parecem indicar que os tubos de PVC devidamente montados não estarão vazando.

Então, por que ocasionalmente é necessário haver pequenos volumes de água de reposição após um teste de pressão? Aqui estão 4 razões possíveis:

(a) ar preso

(b) deslocamento de tees ou cotovelos antes da função de restrições articulares

(c) conexões defeituosas para válvulas, conexões, hidrantes ou serviços

(d) expansão radial do tubo de PVC

Na verdade, a expansão radial é um fator tão significativo com outro material de tubulação termoplástica (HDPE) que seu limite de teste é especificamente identificado como uma ‘tolerância de expansão’, em vez de uma ‘tolerância de vazamento’. Também é interessante notar que, se for feita uma comparação, os valores reais da água de reposição permitida são significativamente maiores com HDPE com fusão de topo do que para tubo de PVC com gaxeta para seções de tubo equivalentes e pressões de teste.

Em resumo, o leitor é avisado que muitas vezes um termo mais adequado para ‘Vazamento’ é ‘Vazamento aparente’ ou ‘Reserva de água de reposição’ ao analisar os resultados do teste de uma tubulação de pressão de PVC. As evidências sugerem que o tubo de PVC com gaxeta devidamente montado terá praticamente zero vazamento. O fato de que o PVC não será enfraquecido com o tempo pelos ataques de corrosão garantirá que as juntas herméticas de hoje permanecerão assim por muitos anos.

Conte com a Desentupidora Curitiba Hidro Curitiba!
Se você está com algum problemas de entupimento de seja de qualquer tipo em canos de esgoto, com certeza nós temos a solução perfeita para você!

 

Para garantir que não haverá problemas futuros em seu encanamento contate uma Desentupidora Curitiba que pode resolver o seu problema de uma vez por todas,

A Desentupidora Curitiba Hidro Curitiba tem equipes especializadas e treinadas para lidar com qualquer tipo de entupimento e o melhor de tudo em qualquer lugar e hora.

Os nossos equipamentos são de alta tecnologia e as melhores técnicas garantimos que você não terá dor de cabeça, pois estará contratando a melhor Desentupidora Curitiba de Curitiba, Vai resolver a obstrução do seu encanamento de verdade e não mascarar o problema.

Entre em contato pelo Whatsapp com a gente e faça um orçamento sem compromisso. Estamos preparados para atender a sua residência, comércio ou empresa.

Não passe raiva, chame já a Desentupidora Curitiba Hidro Curitiba que a gente resolve!

 

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Gesso veneziano danificado pela água

Conselhos e dicas simples para melhorar a casa

Tubulação entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada pois que a Desentupidora Curitiba Hidro …

Call Now Button